18 outubro 2008

Novos horários no Bairro Alto geram contestação
Associação de Comerciantes do Bairro Alto aponta erros a despacho de António Costa.

Alexandra Carita

As alterações aos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais do Bairro Alto é visto pela Associação de Comerciantes como uma prova de insensatez do executivo camarário. As consequências, dizem os proprietários de bares e restaurantes, serão a desertificação do bairro, a desestruturação das empresas e os despedimentos colectivos.
As críticas recaem, sobretudo, sobre a imposição de um horário de abertura para bares e tascas a partir das 17h, que até hoje começam a trabalhar ao meio-dia. A consequência desta medida, acredita Belino Costa, será a desertificação cada vez maior do Bairro Alto durante o dia e o aumento da frequência daquela zona durante a noite.
A desigualdade de horários para restaurantes e casas de fado durante a semana e ao fim-de-semana é outro dos erros apontados como crassos pela ACBA.
A possibilidade de trabalharem até às 3h só às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, a estas empresas com uma estrutura elevada irá "criar problemas, dificuldades e desestruturar a organização dos estabelecimentos e levará, necessariamente, a despedimentos", alerta Belino Costa, que prevê já um "efeito em cadeia" para toda a dinâmica comercial da zona. "Vai tocar a toda a gente", avisa.
As críticas estendem-se a quase todas as novas normas de funcionamento e acentuam-se quando se fala na classificação dos estabelecimentos. "É uma invenção. Legislar a partir da designação comercial, ou seja, do nome que o proprietário dá à sua casa, e não com base na sua actividade concreta é um erro absurdo".
O presidente da ACBA dá um exemplo. Na Rua do Diário de Notícias há um bar chamado 'Café Suave', que terá que submeter-se aos horários previstos para os cafés, passando a fechar à meia-noite, mas é um bar e deveria encerrar, como os outros às 2h. "Possivelmente a sua designação passará a ser de Bar Suave, ou mesmo Discoteca Suave. Só por isso poderá fechar às 04h ao fim-de-semana..."
O despacho, que entrará em vigor à meia-noite de 1 de Novembro, é classificado como um conjunto de enganos, um documento imperceptível e carregado de excepções inúteis.
Até lá, a ACBA irá reunir em assembleia-geral para "digerir e estudar o assunto, alertar e divulgar a sua posição". Abaixo-assinados e petições online já estão a decorrer e em estudo estão mais um conjunto de iniciativas de contestação.

Expresso, 17 de Outubro 2008

7 comentários:

  1. È incrivel como o argumento de todas as entidades que são reguladas pelas autoridades passa sempre pelo desemprego.
    Ninguem questiona se o que nos queremos é promover a comercio do alcool e a vida nocturna como um negocio que serve a pouco mas que provoca prejuizos a muito entre eles ao proprio país.

    Já so falta os traficantes queixarem-se que a pressão que sofrem os leva para o "desemprego".
    Espero realmente que esta seja apenas a primeira de muitas acções que façma com que o baixo alto volte a ser um local em que os lisboetas trabalhadores e que contribuiem para um desenvolvimento sustentavel da cidade possam voltar a viver em paz

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo tudo o que o colega afj referiu acima. Agarram-se sempre ao desemprego quando a maioria dos bares nem sequer descontos faz, paga ao dia aos empregados, sem qualquer recibo. Qualquer dia são os empregados de limpeza da camara que se queixam que ficam sem lixo 3º mundista para limpar.

    Viva o Bairro Alto

    ResponderEliminar
  3. Pois por incrivel que pareça os rendimentos que a maioria ganha e que, possivelmente, não são declarados, são a unica forma de sobrevivência para alguém (muitos estudantes)que infelizmente não lhes são proporcionadas alternativas de subsistência. A economia em baixa e o desemprego em alta não me parece que seja uma situação desejada. Deixemos então de pensar só no nosso "umbigo" e vamos ajudar a resolver os verdadeiros problemas do Bairro Alto. Incapacidade da Camara de rastrear e legalizar os espaços adequados e com condições de funcionamento. Incapacidade da nossa Policia de manter a ordem nas ruas e não permitir que se consuma bebidas alcoolicas na rua, principalmente de garrafa, assim como, correr com os traficantes e assaltantes que inundam as esquinas do Bairro e que toda a gente sabe quem é, mas que se continua a permitir tudo. Será que são os bares os culpados da desorganização estrutural do Bairro?

    ResponderEliminar
  4. Em resposta ao comentário de cima: não são os bares os culpados da desorganização estrutural do Bairro, mas muito contribuiram para a situação actual. Existem leis e elas são para ser cumpridas e mais nada. Cumpram as leis e assim podemos todos resolver ou ajudar a resolver estes problemas do nosso Bairro.
    Viva o Bairro Alto

    ResponderEliminar
  5. Concordo. Então que a lei seja cumprida por quem até à data não a cumpria. E porquê? Porque a Câmara não a fazia cumprir e pela incapacidade e ineficácia da Câmara e entidades competentes, os estabelecimentos legais e que cumprem todos os requisitos vão igualmente ser incluidos nesta panoplia de incompetências e prejudicados injustamente após terem investido para cumprirem o exigido pelas leis da restauração e ruido. Teremos todos de pagar a incompetência de resolução dos problemas do Bairro? Não é dificil ver onde estão os problemas eles são visiveis e não são tão dificeis de resolver. Os interesses envolvidos falam mais alto e não me parece que é para restabelecer o sossego dos moradores que esta medida foi tomada quando isto dura há anos.

    ResponderEliminar
  6. Eu acredito que esta medida foi tomada para restabelecer o sossego aos moradores, acredito e espero que dê resultado. Acho que tem razão na questão da legalidade, mas quantos bares legais, fazem da rua a sua esplanada???? Todos juntos poderemos melhorar, cumpram-se as leis em todas as vertentes e assim teremos um Bairro onde se possa viver, trabalhar e divertir sem prejudicar ninguém. Sim porque temos muitos moradores que gostam de frequentar o Bairro, ir aos restaurantes e aos bares para se divertir sem prejudicar ninguem, sem causar danos ou estragos em nada. A questão é que ninguém é contra os bares e os comerciantes, os moradores apenas anseia pelo o seu direito ao descanso, pelo seu direito á segurança, por poder disfrutar do seu Bairro. Todos merecemos e podemos ter um Bairro melhor!!!!

    ResponderEliminar
  7. Os 3 primeiros comentários é óbvio que são do nosso querido bufo de serviço!Tristeza haver pessoas assim!

    ResponderEliminar