18 outubro 2008

FALENCIAS E DESPEDIMENTOS

O presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto acredita que a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e bebidas anunciada anteontem por António Costa vai comprometer a sobrevivência do comércio local, provocando a falência de empresas e obrigando a uma série de despedimentos.
Em declarações ao PÚBLICO, Belino Costa garantiu que a associação a que preside não foi auscultada em relação aos novos horários, ao contrário do que afirmou publicamente o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. "Tomámos conhecimento da proposta no exacto momento em que foi divulgada", afirmou o comerciante, que acredita que até ao dia 1 de Novembro ainda será possível introduzir "reajustamentos" na medida. O presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto diz que a alteração dos horários assenta numa série de "enganos", nomeadamente porque a distinção feita pela câmara entre alguns dos estabelecimentos "não tem base legal". Belino Costa acrescenta que "não é justo" que a medida não seja "universal" e afecte apenas o Bairro Alto, uma vez que assim "basta passar da Rua da Misericórdia para lá para voltar a ter todos os direitos".
O representante dos comerciantes não tem dúvidas de que o impedimento de as casas de fado servirem almoços e de os bares abrirem antes das 17h vai comprometer a "sobrevivência" desses negócios e obrigar as empresas a despedir trabalhadores. Segundo Belino Costa, esse retardamento dos horários de abertura vai também contribuir para "aumentar a desertificação durante o dia e tornar o Bairro Alto cada vez mais dependente da noite".
Quanto à antecipação da hora de fecho dos bares , discotecas e casas de fado, o presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto acredita que a medida é insuficiente para garantir o descanso dos moradores, defendendo que é necessário que as autoridades policiais intervenham para que os noctívagos abandonem as ruas depois do fecho dos estabelecimentos. Esta alteração de horários também está a ser contestada na Internet, onde foi criada uma petição defendendo que o encerramento dos bares às 2h vai implicar uma "perda brutal de receitas" e agravar os problemas de segurança. Isto porque, sustentam os signatários, vai haver "uma saída em massa de pessoas à mesma hora de uma mesma zona", o que fará "aumentar substancialmente" a possibilidade de ocorrência de rixas.
Público, 15 de Outubro,2008

4 comentários:

  1. A redução dos horarios vai originar uma perda de receitas, para os comerciantes, mas mais importante que isso, vai dar algum descanso aos moradores, que bem merecem, 2 da manhã esta adequado, se querem mais horas de funcionamento, transfiram os estabelecimentos para zonas nao residenciais tipo docas.
    Sou morador e nunca vi nenhum bar abrir antes das 19h00, quanto mais antes das 17h00.
    Deixem-se de "tretas" para a imprensa" e comecem a cumprir a lei de uma sociedade civilizada.

    Viva o Bairro Alto

    ResponderEliminar
  2. A redução dos horarios vai originar uma perda de receitas, para os comerciantes, mas mais importante que isso, vai dar algum descanso aos moradores, que bem merecem, 2 da manhã esta adequado, se querem mais horas de funcionamento, transfiram os estabelecimentos para zonas nao residenciais tipo docas.
    Sou morador e nunca vi nenhum bar abrir antes das 19h00, quanto mais antes das 17h00.
    Deixem-se de "tretas" para a imprensa" e comecem a cumprir a lei de uma sociedade civilizada.

    Viva o Bairro Alto

    ResponderEliminar
  3. O presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto acredita que a medida é insuficiente para garantir o descanso dos moradores, defendendo que é necessário que as autoridades policiais intervenham para que os noctívagos abandonem as ruas depois do fecho dos estabelecimentos... ORA PARABÉNS SENHOR PRESIDENTE... NISSO ESTAMOS DE ACORDO... OS MORADORES AGRADECEM... VIVA O BAIRRO ALTO! ISTO DA PARA TODOS E SE COMEÇAREM COM ANIMAÇÕES DURANTE O DIA, TAMBEM SÃO ACTIVIDADES QUE ATRAEM OS TURISTAS E GENTE COM QUALIDADE, QUE TANTO SE RECLAMA PARA O BAIRRO. VAI SER DIFICIL MAS ISSO VAI SE CONSEGUIR ALCANÇAR O BAIRRO ALTO IDEAL (NÃO FAÇAM CONFUSÃO COM ASTRAL)BOM PARA OS QUE CÁ MORAM, PARA OS QUE CÁ TRABALHAM E PARA OS QUE CÁ SE VEM DIVERTIR (dIGNAMENTE SEM PRATICAR DANOS)...VIVA O BAIRRO ALTO QUE É DE TODOS!!!

    ResponderEliminar
  4. Reparem bem se estes comemtários acima escritos não tem o dedito do nosso querido Bufo de estimação!Será que o homem não descansa?O seu estabelecimento está a dar prejuizo colega?Quer ser o único aqui e encerrar todos os outros?Fomente o diálogo e acabe com esses disparates ridiculos e bairristas hipócritas!

    ResponderEliminar