31 janeiro 2011

12º ANO GRATUITO


Vive na zona do Bairro Alto ou Baixa-Chiado, tem mais de 23 anos e quer tirar, gratuitamente, o 12º ano? Esta oportunidade é para si.
 Dirija-se à sede do projecto + skillz, Rua do Teixeira nº 13, ao Bairro Alto, 1200-045, e informe-se porque as inscrições encerram no próximo dia 5 de Fevereiro.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira entre as 15 horas e as 20 horas, ao sábado entre as 17 horas e as 22 horas.

28 janeiro 2011

EM FALTA COM A PASSMÚSICA?

As direcções da Passmúsica e da Associação Comerciantes do Bairro Alto acordaram numa moratória para todos os associados da ACBA que se encontrem em situação de litígio ou incumprimento.

Todos os que têm situações para regularizar com a Passmúsica, por falta de pagamento ou licenciamento, poderão normalizar a situação, sem agravamento de preços ou pagamento de juros e continuando a beneficiar dos descontos previamente acordados. Tal regularização implicará  a suspensão e fecho de  qualquer processo judicial que eventualmente esteja a decorrer.

Para mais esclarecimentos poderão contactar a ACBA (comerciantesbairroalto@gmail.com)  ou comunicar directamente com o advogado da Passmúsica fguerra@passmusica.pt .

A direcção da ACBA

26 janeiro 2011

VIDEOVIGILÂNCIA EM INSTALAÇÃO

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), anunciou hoje que o Bairro Alto está já a receber câmaras de videovigilância, um sistema que estará em funcionamento «dentro de alguns meses».
Segundo o autarca, que falava após uma reunião no Ministério da Administração Interna sobre a proposta de instalação de um sistema idêntico entre a Baixa e a Praça do Chile, a aquisição e a instalação no Bairro Alto custam cerca de 300 mil euros.
Em Dezembro passado, o vereador da Protecção Civil, Manuel Brito, tinha adiantado à Lusa que os custos para obter e colocar as 27 câmaras seriam fixados entre 250 e 300 mil euros.
Na altura, o responsável explicou que o município foi confrontado com dificuldades técnicas para instalar os cabos, até por se tratar de uma zona histórica com prédios classificados.
De acordo com Manuel Brito, os serviços acabaram por descobrir a possibilidade de fazer uma passagem subterrânea dos cabos, com o aproveitamento de uma cablagem de um sistema semafórico (que não está activo).
Autorizada já em 2010 pela Comissão Nacional de Protecção de Dados para um período experimental de seis meses, a videovigilância no bairro, local de forte afluência a bares e restaurantes, será gerida nas instalações da PSP.
No parecer daquela entidade, o funcionamento do sistema foi restringido ao período entre as 22:00 e as 07:00, recusando-se a recolha e gravação de som e permitindo-se apenas a utilização de câmaras fixas.
Lusa/SOL

18 janeiro 2011

2010 EM BALANÇO

A principal tarefa com que a direcção da ACBA se depara, quase diariamente, é a representação dos comerciantes do Bairro Alto junto das mais variadas instituições e pessoas. Respondendo a pedidos de esclarecimento, estando presentes em reuniões, participando em debates, consultas, ou marcando posição nos mais variados trabalhos jornalísticos. 


Síntese das actividades realizadas ao longo do ano de 2010

O ano de 2010 iniciou-se com a realização de uma reunião com representantes das várias actividades comerciais instaladas no Bairro. Pretendia-se assim recolher sugestões e envolver um número alargado de interessados na definição de um projecto de animação/promoção para toda a zona. Tais intenções ficaram comprometidas logo na reunião seguinte, dada a ausência de pessoas e projectos. Restaram os representantes do sector ligado à roupa e acessórios pretendendo realizar uma acção promocional e comercial na rua do Norte. Contactou-se uma empresa para viabilizar e organizar o evento, o que acabou por não acontecer por falta de patrocinadores.
Assim se demonstra que a actividade de uma Associação também é feita de insucessos.

Ainda não tinha terminado a mês de Janeiro e já estávamos envolvidos numa nova luta. Em comunicado de 21 de Janeiro, a direcção da ACBA contesta as medidas da EMEL relativas ao acesso à zona de trânsito condicionado no período destinado a cargas e descargas. É lançado o alerta:

Nos últimos dois dias, todos os fornecedores que se apresentaram para entrar no Bairro, dentro do horário de cargas e descargas, foram barrados à entrada e impedidos de entrar. De acordo com os funcionários de serviço às entradas do Bairro tornou-se obrigatória a compra de um cartão de acesso, por 25 Euros, para que a viatura de qualquer empresa de distribuição, ou outra, tenha acesso ao Bairro Alto.  (Aqui)


A denúncia e contestação às novas medidas de circulação têm grande repercussão nos órgãos de comunicação social. A ACBA reúne-se com a direcção da Associação de Comerciantes de Alfama concertando posições antes de uma reunião com o presidente da EMEL. As negociações prolongam-se até que em 26 de Fevereiro se encontra uma solução de compromisso.
 (Aqui)

Em Março é anunciada a criação do cartão de apoio ao comerciante, que permite resolver situações de emergência, pois permite a entrada a qualquer viatura pelo período máximo de uma hora. E são apresentadas as novas regras para cargas e descargas dentro da zona de trânsito condicionado. (Aqui)

No decorrer dos contactos com a EMEL defendemos a necessidade de se instalarem canais de entrada na frente dos estabelecimentos “tapados” por lugares de estacionamento, a exemplo do que foi feito com O Faia, na Rua da Barroca. Apesar da legitimidade da reivindicação (dirigida à EMEL, assim como à Câmara Municipal de Lisboa) esbarrámos num muro de silêncio que tem impedido que tal direito não seja exclusivo de um, mas, como é próprio da democracia, de todos.


Em Abril a direcção da ACBA propõe à Câmara Municipal de Lisboa e às juntas de Freguesia da Encarnação e Santa Catarina a realização do “Dia do Bairro Alto” indicando o dia 15 de Dezembro, por ser a data, corria o ano de 1513, em que “Lopo de Atouguia acorda com os aforadores Bartolomeu de Andrade e sua mulher, Francisca Cordovil, o sub aforamento das herdades em talhões para a construção de casas.”

Em Julho lançámos a campanha Garrafas na Rua NÃO!. Cartazes, autocolantes e postais ajudam a divulgar o alerta:
Na prática estes “lojas de conveniência, ou mercearias” funcionam com bares, vendendo álcool à garrafa e fazendo concorrência desleal a todos os estabelecimentos de restauração e bebidas.  (Aqui)

O mês de Agosto é marcado pela dinâmica introduzida pelas novas esplanadas, cuja instalação foi previamente acordada entre a ACBA, a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia da Encarnação e Santa Catarina, no ano anterior.

Em 31 de Outubro tem lugar a primeira edição do Horror Street, assinalando a colaboração da ACBA com o canal de televisão MOV e a ACT- Escola de Actores. (Aqui)

Dezembro. Dia 15, assinala-se pela primeira vez a comemoração do Dia do Bairro Alto com a realização de um almoço oferecido à população, exposições várias, conferências, visitas de estudo e animação de rua. (Aqui)

2010

Foi um ano de grande actividade em que alcançámos alguns êxitos, tivemos outras tantas decepções, e dedicámos muito do nosso tempo e empenhamento a esta causa cívica chamada Associação Comerciantes do Bairro Alto.

Lisboa, 8 de Janeiro 2011

ASSOCIAÇÃO  COMERCIANTES DO BAIRRO ALTO

12 janeiro 2011

CURSO DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR


Estão abertas as inscrições para o primeiro curso de Higiene e Segurança Alimentar a realizar no Bairro Alto, no ano de 2011, resultado da colaboração entre a ACBA e o Turismo de Portugal.

Duração: de 24 de Janeiro a 4 de Fevereiro.
Horário: das 15 horas às 17:30 horas, de segunda a sexta-feira.
Formadora: Dra Cecília Smith.
Local: Rua do Teixeira nº 13 (ao Bairro Alto).
Inscrições: Até ao próximo dia 19, mediante pagamento de 10 Euros, o que já inclui o custo do certificado final. 
Participantes: 25 (máximo).

10 janeiro 2011

HOTELARIA PEDE LIMPEZA E MENOS BUROCRACIA

O sector português da hotelaria e da restauração espera que o novo plano estratégico do Turismo de Lisboa, que amanhã será apresentado, dê mais atenção aos pormenores e à qualidade da imagem da cidade, pedindo que aposte em mais limpeza, menos burocracia e na requalificação do património.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal diz acreditar que as grandes estratégias estão lançadas, mas destaca quão ridículo é um hotel de cinco estrelas estar ao lado de um edifício em ruí- nas. Citado pela agência Lusa, o secretário-geral daquela associação, José Manuel Esteves, insurge-se contra o que diz serem as "teias burocráticas" no licenciamento de esplanadas. "Há ainda um longo caminho a percorrer, e toda a região [de Lisboa] deve continuar a promover os bons eventos e produtos gastronómicos", acrescentou José Manuel Esteves.

Já Belino Costa, presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto, sugere que Governo e câmaras deveriam criar condições para facilitar a instalação de esplanadas e a realização de obras, intervenções que podiam melhorar a qualidade dos serviços, sem esquecer a limpeza e o reforço de eventos culturais.

"Os turistas não vêm de propósito ver um bom espectáculo, a não ser algo muito específico e noticiado, como o Rock in Rio. Lisboa tem crescido na oferta cultural, mas não está ao nível das grandes capitais", sustenta Margarida Vasconcelos, directora comercial do Evidência Hotéis, com quatro unidades no centro da cidade, citada pela Lusa.

In Público

08 janeiro 2011

BAIRRO ARTE NAS SALGADEIRAS



Bairro Arte apresenta objectos diferentes e originais em pleno Bairro Alto!


O Bairro Arte é uma loja onde encontramos uma série multifacetada de objectos interessantes, desde espelhos redondos coloridos, ilustrações soviéticas, lanternas vintage, telas fotográficas, artigos em mármore de Verona, cadernos revivalistas, animais calçados com botas douradas e uma série de outros artigos originais. Esta loja distingue-se das outras porque, como explica João, “é muito informal misturando obras de arte com artigos de design e moda e, até, inutilidades.” Mas este espaço pretende ser sobretudo “divertido, na sua maioria com produtos originais (muitos são exclusivos) onde os clientes possam adquirir peças para si ou para oferta a terceiros.” É um bom local para fazer as compras de Natal, não acha?

Esta loja foi criada em 2009 com a “ideia inicial de criar uma galeria de arte com um sector de loja de apoio (tipo loja de museu). Este sector correu de tal forma bem que ‘comeu’ a maior parte do espaço da galeria”, segundo explica João do Bairro Arte. A ideia foi amadurecendo e tornou-se igualmente num espaço físico com forte presença na Internet em que se conciliam tendências artísticas contemporâneas, ao nível das obras de arte de produto de decoração, artesanato e gift, e procurando disponibilizar aos clientes da Bairro Arte peças e produtos que habitualmente não encontram no mercado numa mesma loja ou apenas num website. Assim, o website da Bairro Arte serve igualmente de apoio às actividades culturais da galeria, e por outro permite uma consulta dos produtos disponíveis e compra via Internet dos artigos da loja, com um simples clique! Pode adquirir nesta loja diversificados artigos desde náuticos e desportivos, para a casa, para o bebé, cadernos, para animais, malas e sacos muito diferentes, necessaires e bolsas, prendas originais para homens e para mulher, até prendas para noivos, telas fotográficas e têxteis. Há sempre novidades pelo que o website deverá ser consultado frequentemente ou visitar a loja amiúde. Além disso, através de uma newsletter recebe as novidades e promoções da Bairro Arte no seu email. Pode encontrar tudo isto no Bairro Alto, um local onde há uma enorme percentagem de turismo e espírito aberto a novos produtos e, nesse sentido, o Bairro Alto preenche perfeitamente os objectivos desta loja multifacetada. Por estar localizada no Bairro Alto, a Bairro Arte contabiliza cerca de “50% de clientes estrangeiros e 50% portugueses. De um modo geral classes A e A/B, e muita gente nova ou, pelo menos, com espírito de gente nova”. E em relação ao futuro, João dita “a Deus pertence. Mas já estamos a procurar espaços no mercado nacional.”

Rua das Salgadeiras 5-7
Telf: 910 571 594


Artigo - Helena Paulino | Jornalista Design em Lisboa

http://thelisbonstores.blogspot.com