28 janeiro 2009

TRÁFICO VOLTA AO BAIRRO ALTO


Comerciantes dizem que Polícia Municipal só intervém para fiscalizar encerramento dos espaços.



Com o encerramento obrigatório às 2 horas e a promessa de reforço de efectivos policiais no Bairro Alto, os comerciantes desta zona de diversão nocturna decidiram deixar de pagar a agentes da PSP para vigiar as ruas. Novembro foi o último mês em que os polícias gratificados o fizeram. Agora, dizem os gerentes dos espaços, voltou em força um problema antigo, o tráfico de droga, que não tinha desaparecido por completo, mas estava mais controlado.
Nas ruas da Atalaia e do Diário de Noticias, como o METRO pôde comprovar numa sexta-feira à noite, os "dealers" assediavam os clientes que estavam na rua. Eram vários, e deslocavam-se muitas vezes aos pares. Um deles escondia mesmo parte do estupefaciente numa sarjeta, para a eventualidade de ser surpreendido com uma grande quantidade de produto.
"Piorou bastante. Em todas as esquinas estão traficantes. Ainda esta quinta-feira, uns clientes tiveram problemas por causa deles", diz ao METRO Bruno Pereira, gerente do Jurgen's Bar, acrescentando que a situação tinha "melhorado imenso" quando o policiamento era custeado pelos comerciantes. "Agora, voltou ao mesmo", acrescenta Maria de Lurdes, do restaurante Império dos Sentidos.


Recolher obrigatório


Segundo Belino Costa, presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto, esta medida, que durou quatro meses, "deixou os comerciantes satisfeitos". "Notou-se logo um ambiente diferente no Bairro Alto", diz. "No total, eram pagos dez mil euros mensais, 120 por cada aderente. Quatro a cinco polícias estavam responsáveis pelo turno das 20 às 24 horas e seis a oito pelas horas seguintes.
Com a obrigatoriedade de encerramento às 2 horas, os associados reuniram-se com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, onde lhes foi prometido que a Polícia Municipal iria destacar mais agentes para o local. Assim confirma ao METRO Duarte Moral, assessor do autarca: "Esse reforço está a ser cumprido".
Contudo, os comerciantes sentem que os agentes no Bairro Alto estão presentes para fiscalizar o "recolher obrigatório" e não para impedir o tráfico. "Como é possível que a polícia não veja o que eu vejo - gente a traficar, a esconder droga em buracos -, e às 2 h estejam dez agentes à minha porta para verificar se já encerrei?", interroga Cristina Almeida, proprietária do Chueca Bar, na Rua da Atalaia.
Ao METRO, a Polícia Municipal esclarece que fiscalizar o fecho de bares é uma das suas competências. "Os nossos efectivos podem intervir caso detectem uma situação dessas, mas estamos lá essencialmente para fazer cumprir regulamentos municipais", diz André Gomes, comandante desta força. Contudo, promete que vai tomar "mais atenção" ao problema.
Já fonte da PSP garante ao METRO que o "policiamento foi reforçado já na altura dos gratificados, e manteve-se". No entanto, admite, "nessa altura estava provavelmente mais controlado".


ANDRÉ BARBOSA


Metro, 28 de Janeiro 2008

3 comentários:

  1. é realmente uma vergonha,a nossa policia diz que o que não pode fazer nada,porque diz que os dealers não teem droga verdadeira,mas é desculpa para português ver,visitem cidades como londres,paris,copenhaga,oslo,estocolmo e barcelona,madrid,viena,praga,budapeste só para citar algumas que já conheço,e digam-me se somos nós que somos os espertos,ou os outros é que andam a dormir.recomendo um estágio urgente(de preferencia com pensão completa,claro) aos nossos comandantes das nossas policias para se actualizarem com os seus congéneres europeus,e de preferencia aproveitem e levem também os nossos politicos,e assim talvez possamos transformar a nossa cidade como uma cidade verdadeiramente europeia.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/2/09 18:38

    É Triste mas verdade..os comerciantes do Bairro Alto somos perseguidos com o recolher obrigatório,somos assaltados e tudo piora e ninguem nos ajuda..Infelizmente este é um problema de Portugal,falta de coragem politica..António costa não tem o perfil para ser Presidente da CML..o autoritarismo só vence temporariamente! Infelizmente a nossa vida e idade avançam no tempo e estamos realmente infelizes!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/3/09 00:41

    Pois é! E eu como comerciante quando tiver que fechar o meu estabelecimento vou vender droga á porta de certos restaurantes , de certas pessoas da direcção da ACBA, pois ai tenho garantia de clientes de qualidade e com dinheiro e esses adoram grandes aspirações!

    ResponderEliminar