Lisboa, 28 Mai (Lusa) -- A Câmara de Lisboa vai adjudicar em Setembro a remoção de "graffiti" em duas ruas do Bairro Alto, uma medida posteriormente acompanhada da distribuição de "kits" de limpeza aos moradores e da instalação de câmaras de videovigilância.
De acordo com o presidente da autarquia, António Costa, a intervenção vai incidir sobre a Rua do Norte e a Travessa da Espera e inclui a pintura de todas as suas fachadas.
"O vereador [Manuel Salgado, do pelouro da Habitação] já autorizou a abertura do concurso para remoção dos 'graffiti', o prazo de adjudicação estará concluído em Setembro e a partir daí inicia-se a obra", adiantou hoje o líder municipal, durante uma reunião do executivo camarário.
Para garantir a continuidade do que considera ser uma "batalha de médio a longo prazo", a autarquia vai entregar aos residentes das duas ruas um "kit" de produtos que os incentivem a colaborar na limpeza dos desenhos.
Paralelamente, António Costa quer que ambas as vias disponham de mais policiamento presencial e de câmaras de videovigilância, que funcionarão como "dissuasores das grafitagens" e, no segundo caso, como identificadores dos prevaricadores.
Segundo o autarca, o município irá também assinar com o Ministério Público um protocolo com vista a uma "rápida, pronta e pedagógica" actuação sobre os autores das pinturas, que ficarão sujeitos a uma "condenação em pena acessória de remoção do dano causado".
António Costa defendeu ainda a necessidade de rever uma deliberação que proíbe a abertura de novos estabelecimentos no Bairro Alto, bem como os horários praticados pelos espaços de diversão nocturna já existentes.
"Agora o estabelecimento anexou a via pública e os picos de barulho, que coincidiam com o fecho, passaram a ser uma situação de ruído permanente, porque é na via pública que todo o consumo de desenvolve", referiu o presidente do executivo.
RYC
Lusa/fim
Sem comentários:
Enviar um comentário