17 dezembro 2011

VISITA GUIADA


No âmbito das comemorações dos 498 anos do Bairro Alto ocorreu, no dia 15 de Dezembro um passeio pelo Bairro Alto, organizado pela Hemeroteca de Lisboa e que teve como intuito mostrar a forte faceta jornalística e artística deste bem típico bairro lisboeta.

O nome da iniciativa dizia tudo: “Bairro Alto- Capital do jornalismo português”; assim, os cerca de 15 participantes não ficaram surpreendidos quando, logo às 10:30 no Largo Trindade Coelho, lhes foi oferecida uma perspectiva histórico-geográfica das muitas particularidades desta zona de Lisboa, tendo sido elucidados sobre toponímia, transportes e figuras ilustres.

Feita a introdução foi sempre a andar, ou melhor, sempre a subir, por entre as ruelas do Bairro Alto, onde foram sendo visitadas as antigas sedes dos jornais: Diário de Notícias e Correio da Manhã, que ainda estão entre nós, e do jornal O Século, A Luta, Diário de Lisboa e Diário Popular.

Procurou-se oferecer um retrato do ambiente boémio e literário daquela zona, onde as rotativas nunca paravam e onde as noites acabavam tarde, muito tarde, nas tabernas da zona, depois do fecho dos jornais.
Era uma zona de artistas, de livre pensamento, de revoluções, em que os jornais se assumiam como irmandades e se guerreavam, procurando impor a sua orientação ideológica.

Pelo meio, ainda houve tempo para um pequeno apontamento teatral, onde foram dramatizadas três personagens do final do século XIX, Buíça, Alfredo Keil e Henrique Lopes Mendonça, o que deu alguma animação à visita.

Em resumo, eis uma boa maneira de aproximar os lisboetas à sua cidade e de homenagear e celebrar o papel do Bairro Alto como importante centro cultural urbano.

Rodrigo Torres Pereira
Bairro Alto – Capital do Jornalismo Português: Visita guiada
Promotor: Hemeroteca Municipal de Lisboa