10 fevereiro 2009

UM PROJECTO DE FUTURO


Decorreu ontem, no Cine Theatro Gymnásio do Chiado (Rua da Misericórdia, 14-2º andar), a apresentação de um projecto para o Bairro Alto segundo proposta da Wanted Brand, “uma agência especialista na criação gestão e produção de experiências de entretenimento”.
Depois de inventariar os problemas que afectam o Bairro Alto, como a insegurança, o lixo, os tags que sujam os imóveis, a falta de vida vespertina, e a redução de horários, a Wanted Brand propõe um conjunto de desafios que ajudem a mudar o actual estado de coisas. A saber:
Melhorar a imagem do Bairro;
Melhorar a limpeza e segurança;
Melhorar a frequência e a dinâmica;
Melhorar a relação com a comunidade.
Para tanto propõe a criação de uma marca (“eu sou do bairro”) e um logótipo que ajudem a identificar e promover a nova imagem do Bairro Alto. Propõe também a criação de um sítio na Internet, acções de relações públicas para que o Bairro Alto seja notícia por boas razões e a criação de eventos culturais e comerciais e lúdicos que ajudem à dinamização e promoção da zona.

A sessão de ontem assinalou a apresentação deste projecto que se encontra em divulgação e discussão junto de todos os interessados. Para uma informação mais detalhada poderão consultar o essencial da proposta em: http://web.mac.com/falabeda/bairro/

A ACBA agradece a colaboração da Wanted Brand assim como da Genius y Meios pela cedência da sala.

22 comentários:

  1. Temo bem que algumas das ideias expostas se concretizadas viessem a descaracterizar completamente o Bairro Alto.

    As agências de publicidade quando se lhes fala nestas coisas é sempre a história de querer chamar a "gente gira" e afins. Quando é precisamente por o Bairro estar cheio e cheio de gente que não quer nada com a "gente gira" que é fantástico !

    ResponderEliminar
  2. Concordo com estas iniciativas, especialmente com algo que envolva o desenvolvimento do BA durante o dia, mas passa essencialmente por travar o excesso de bares nocturnos, porque traz excesso de pessoas, por conseguinte excesso de barulho e excesso de lixo. Os cafes e mercearias vao fechando porque facturam mais se abrirem á noite como bar. e não é o alargamento de horario que será uma medida para desenvolvimento do bairro, pelo contrario. os moradores nao dormem de noite, de manha tb não dormem com o barulho das maquinas da limpeza, é necessario reforçar o policiamento como fez a ACBA por iniciativa propria, é necessario definir o estacionamento com regras bem definidas, enfim...ha mto para fazer !!!

    ResponderEliminar
  3. Isto é tudo uma grande treta, assim que a ACBA conseguir o que quer, que é o alargamento do horario nocturno, tudo o resto não interessa mais. O logotipo "eu sou do bairro" ja existe ha muito tempo, que são os moradores, que só querem paz e descanso.

    ResponderEliminar
  4. Quem escolhe ir morar para o Bairro Alto sabe perfeitamente ao que vai. Não queira agora descaracterizar o local.

    ResponderEliminar
  5. Desconfio sempre estas negociatas da acba e dos seus mentores(direcção),ja conseguiram o que queriam não era?Deixem lá gente gira,a morangada com açucar nas docas e santos..O bairro já existia antes de voces existirem..O bairro é pitoresco e não queremos cá as fashion people!
    Espero que a Fátima Lopes tenha mudado de atitude em relação ás peles e a esfolar animais vivos para tentar brilhar,mas que não passa de uma simplória que veio lá da Terra do Ditador!O bairro começa a ser invadido por esta gentalha,os interesses estão a vir ao de cima, os interesses ocultos da CML, os amigos que se tem que ter para abrir um estabelecimento de bebidas,licenças duvidosas,os condominios etc etc..E não um Procurador da República ou seja lá o que for que investigue o que se passa no Bairro Alto!

    ResponderEliminar
  6. Tem toda a razao, por isso mesmo é que se tem verificado que muitos estabelecimentos que funcionam ha largos anos, nunca tiveram licença para tal. Ora aí está a bandalheira que o bairro se tornou, basta pagar a renda ao senhorio, e nada mais interessa. Esta gente fashion como dorme de dia esta-se borrifando pra quem não descansa durante a noite, querem é facturar e o resto é conversa, querem la saber de licenças e de obras de insonorização, querem é servir copos pá rua e depois que alguem limpe o 3ª mundismo que o Bairro Alto se tornou. Esou convicto que o Antonio Costa não se deixará influenciar, e o barulho não passará das 2 da manha, o que já é mto bom, porque nas outras zonas da cidade respeita-se uma tal lei que se chama lei do SILENCIO.

    ResponderEliminar
  7. Há pessos que nao escolhem vir morar pó bairro alto mas que moram la desde sempre, muito antes desta bandalheira, ha 10 anos atras ninguem servia copos pá rua e os horarios eram cumpridos. Já existia Bairro Alto sem esta bandalheira, e continuará a existir.
    Até já temos casas R/C que se transforam em bares, ao que isto chegou. De repente as forças de lei começam a actuar, "mais vale tarde que nunca" e começa o ai ai ai ai ai !!!!!

    ResponderEliminar
  8. Há quantas dezenas de anos há vida nocturna no Bairro Alto ?

    E para além disso sabem tão bem como eu que muitos dos que se queixam são pessoas que foram para lá morar há pouco tempo e acham-se no direito de querer mudar as características dessa zona!

    ResponderEliminar
  9. O mais comico na apresentação dos slides é a identificação dos problemas, e ao lado do lixo e segurança está o limite de horario...Só dá para rir. O limite de horario é mesmo para tornar o bairro alto mais habitavel, e para haver mais respeito por quem tem direito ao descanso.
    Moro no Bairro ha 36 anos e sempre foi bares ate as 2h (musica ambiente) e discotecas ate as 4h, e só neste novo milennium é que se começou a abrir bares minusculos e sem autorizaçao e com musica altos a berros e a servir bebidas para a rua como se fosse noite de Santo Antonio todos os dias.
    As caracteristicas do bairro eram boemias, mas com regras e respeito por quem lá mora, coisa que hoje não existe!!!

    ResponderEliminar
  10. MAS AFINAL, ACBA!!!

    ESTE É UM BLOG DE COMERCIANTES E SIMPATIZANTES DO BAIRRO ALTO OU DOS MORADORES E ANTI-BAIRRO???!!!

    ResponderEliminar
  11. Desde que me lembro que são servidas bebidas para a rua no Bairro Alto.

    E não podemos confundir a perfeita estupidez que não resolve rigorosamente nada que é a da limitação de horários com problemas de licenciamento de bares e de ruído deles proveniente.

    ResponderEliminar
  12. Este é um Blog de simpatizantes do bairro, mas que certamente não moram lá, vao beber copos, urinam á porta dos outros, e depois seguem descansadinhos para suas casas, sem barulho, para dormirem bem !!!

    ResponderEliminar
  13. Viva a ACBA.
    Os moradores que durmam durante o dia, no emprego. Vão todos morar para a baixa que ha muitos predios vazios. Deixem o bairro alto pa bares e armazens.

    ResponderEliminar
  14. como é que podem dizer que os bairro era boémio e que so havia licença até ás 2h da manhã,quando há montes de bares licenciados até ás 04h da manha e que perderam essa licença e tem de fechar até ás duas,Então eos direitos adquiridos?Faz-se tábua raza? Já nada me admira num Pais em que a construção de um condominio privado com centro comercial(Setúbal)é considerado de interesse Público e onde se tentam abafar os sucessivos escândalos do governo PS e que quando o PSD lá estava era a mesma "Bandalheira" ou pior ainda!Enfim Portugal..Os primeiros dos últimos! Viva Portugal e a sua Corja Politica!Até quando vamos aguentar mais isto?

    ResponderEliminar
  15. VIVAM AS " CUNHAS " NO BAIRRO ALTO PARA ABRIR BARES NOVOS!VIVA!VIVAM OS INFLUENTES QUE DÃO UM JEITINHO! VIVAM ESTES E OS PRÓXIMOS,OS SEGUINTES E OS POSTERIORES!VIVAM AS ESTILISTAS IMUNES Á TORTURA DOS ANIMAIS E QUE FORAM OBRIGADAS A ENCERRAR O BAR!VIVAM...VIVA TODA A HIPOCRISIA QUE REINA NA SOCIEDADE PORTUGUESA,VIVA!QUEM TEM UM AMIGO POLITICO OU MEDIÁTICO NA FAMILIA TEM TUDO,VIVA A CORRUPÇÃO! VIVA!VIVA!SIM RUI ESTE COMENTÁRIO AGORA É MEU!

    ResponderEliminar
  16. Os bares que tinham licença até as 4 da manha funcionavam á porta FECHADA, logo menos pessoas na rua, logo menos barulho. Fora musica ambiente e obras de insonorização pa nao incomodar os vizinhos de cima. Hoje é tudo de porta aberta e musica altissima. é inadmissivel. Bairro = Mora lá gente = gente que tem direito ao descanso como qualquer cidadão.

    ResponderEliminar
  17. Direito ao descanso esse que não pode em caso algum estar acima dos interesses turísticos da cidade.

    E para além disso o que incomoda efectivamente é o barulho de música. E quanto a isso há obviamente que fazer cumprir as normas aplicáveis.

    ResponderEliminar
  18. sim claro, por causa dos turistas ninguem dorme. Bem visto. Vamos longe !!!

    ResponderEliminar
  19. isto vai para a frente, quem tiver mal que se mude...ou nos tornamos competitivos, ou então...continuamos a dormir e a carpir magoas, que os politicos isto e aquilo. e os velhos do restelo, que comprem uma casinha lá na terrinha, para o descanso que já merecem...deixem os vossos filhos fazer as coisas.

    ResponderEliminar
  20. Eu acho que Portugal não precisa de nada!
    Já temos tudo que o nosso país precisa, mulheres de bigode, cortiça e bacalhau... É assim que o mundo nos conhece. Evoluír para quê!?! Aqui é tão bom que ninguém fica.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo4/3/09 00:37

    Anime-se pá...Somos mesmo a República das bananas como diz o PS (e lá de bananas percebem eles),vamos receber a mulher de um terrorista abatido ,Presidente de um estado referido como "Narco-Estado".Animem-se..Viva Portugal..Viva o Caixote de lixo do Mundo!E vamos receber esta " Tipa" que dizia á boca cheia que os Portugueses eram racistas!
    Somos é Otários!Isto tá bom é para os Politicos!

    ResponderEliminar