26 junho 2012

CINEMA NO TERRAÇO DA ZDB


O verão chegou. A Daniela é casmurra e dá-lhe mais uma vez no punk, o Sérgio amuou e vai para casa ao entardecer, o Yuri está com um abcesso mas mesmo assim aceitou pintar o terraço de fresco para mais um ciclo de cinema. O Carlos, o Cristiano e a Joana aturam-nos, a Marta, o Natxo e a Joana dizem sempre que vêm. A Bernarda gosta de rockeiros.
Desta forma, lançamos a oitava edição do ciclo de cinema do icónico terraço do Bairro Alto. Entre Junho e Setembro, desde 2009, a ZDB tem apresentado vários filmes sobre pessoas, bandas e irrefutáveis movimentos da história da música independente.
Este ano começamos com uma retrospectiva ao trabalho do realizador David Markey que, prolificamente, tem trabalhado com bandas do universo punk rock – Sonic Youth, Dinossaur Jr., Black Fag, apenas para nomear algumas – acompanhando de perto os seus concertos e tours.
David Markey que, para além de realizador é músico e fez parte de Sin 34 e Painted Willie, com a sua câmara super 8 em punho filma momentos que partilha com as bandas que acompanha. O visionamento dos seus filmes transporta-nos directamente para os palcos, para os bastidores e para um conjunto diverso de não-lugares e momentos íntimos que compõem a rotina de uma banda em tour. Nas suas peças mais curtas concilia de forma imediata e perspicaz a música underground com o cinema experimental, usando referências da cultura visual contemporânea. O seu corpo de trabalho apresenta um registo único do movimento punk nos anos 80 e 90.
Começamos a abrir com o célebre “1991: The Year Punk Broke”, registo único da tour de Sonic Youth na Europa em 91; segue-se o filme de culto sobre o hardcore punk de Los Angeles – “The Slog movie”; depois, o polémico documentário sobre a última tour dos Black Flags – “Reality 86’ D”; e antes de uma selecção de curtas filmadas entre 1974 e 2004, outro documento – “Blast Off!”, desta vez sobre as icásticas Shonen Knife.
.
***
Quinta, 21 de Junho às 22h
“1991: The year punk broke

Aqui