05 julho 2011

EXPOSIÇÃO - NO BAIRRO DO SR.TAVARES


por Joana Emidio Marques

Quatro artistas plásticos foram visitar "Bairro" de Gonçalo M. Tavares. O resultado desta aventura pode ser visto até 17 de Setembro na galeria das Salgadeiras, em Lisboa.
Gonçalo M.Tavares é um homem do bairro. Do seu, onde vive e onde escreve, e do outro que inventou e para onde fez convergir uma galeria de personagens singulares, que têm nomes de escritores que transformaram a literatura.
Senhor Breton, Senhor Walser, Senhor Juarroz... são apenas três dos dez habitantes deste lugar imaginário que agora ganha contornos reais pelas mãos de quatro artistas plásticos: Joanna Latka, Helena Gonçalves, Cláudio Garrudo e Jaime Vasconcelos. A ideia foi de Ana Matos, neta de José Saramago, e responsável pela galeria das Salgadeiras, no bairro Alto, em Lisboa.
Gonçalo M. Tavares deixou o seu bairro e tornou-se galerista por um dia. Escolheu algumas obras do acervo das Salgadeiras e outras foram criadas por estes artistas a partir dos livros do escritor. O resultado foi uma reinterpretação das geografias interiores e exteriores destes personagens, que se materializa nas fotografias policromáticas de Helena Gonçalves e nas monocromáticas de Cláudio Garrudo, nas gravuras cegas da polaca Joanna Latka, que evocam lençóis brancos estendidos nas janelas de Lisboa e nas imagens digitais de Jaime Vasconcelos, que se atreveu mesmo a dar ao Bairro um novo morador, o senhor Kafka.
Ana Matos contou ao DN que a sua relação com M. Tavares "é antiga", que é uma "grande admiradora" da sua obra e que à iniciativa "Galerista por um dia", iniciada em 2008, faltava a presença de um escritor. "Gonçalo foi uma escolha natural", disse.
Na semana em que o seu livro "Viagem à Índia" foi distinguido com o grande prémio de Romance e Novela atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e pelo Ministério da Cultura, Gonçalo M. Tavares assegura que "não vai deixar" que os prémios, as solicitações, os elogios, lhe retirem a "concentração" naquilo que realmente importa que são "os livros e a escrita".