28 maio 2011

SHAKESPEARE NO BAIRRO

'O Sonho de uma Noite de Verão'

Parece um espectáculo para crianças mas não é. O encenador António Pires destina a sua versão de ‘O Sonho de uma Noite de Verão’, de William Shakespeare, que acaba de estrear no Teatro do Bairro, em Lisboa, a todo o público.

Por: Ana Maria Ribeiro

Será, então, um espectáculo feito a pensar na criança que há em nós: leve e divertido, este ‘Sonho’ sublinha os aspectos lúdicos do texto shakespeariano original – que levou uns quantos cortes e outras tantas adaptações –  e resulta numa proposta para um serão prazenteiro.
Se o cenário (de Joana Villaverde) reproduz uma espécie de jogo de crianças – o famoso puzzle de cubos – e os figurinos (Luís Mesquita) parecem roubados de um conto de fadas, o encenador explica que escolheu o texto porque, além de ser uma comédia, é uma peça em que o teatro é também protagonista.
“Quis que neste primeiro ano de funcionamento do Teatro do Bairro produzíssemos três espectáculos que falam do teatro, numa espécie de homenagem a esta arte e aos seus intérpretes – os actores”, explica António Pires, que volta a reunir a sua equipa habitual, mais ‘convidados’ como Alexandra Rosa ou João Cabral, com quem trabalhou no passado. Rita Brütt e Sandra Santos – que dão corpo às protagonistas femininas – foram suas alunas.
“Como isto era assente no jogo dos actores, queria que toda a gente se conhecesse muito bem”, explica António Pires. “Isso conseguiria emprestar ao espectáculo aquela energia de conjunto, de coesão, que nem sempre é fácil de conseguir em todos os projectos...”
‘Sonho de uma Noite de Verão’, que corresponde, também, a uma vontade do encenador de “nos ajudar a ultrapassar tempos difíceis” com gargalhadas, é para ver de quarta-feira a sábado, sempre às 21h00.
 
Jn Correio da Manhã