08 fevereiro 2011

SOLAR DO VINHO DO PORTO COM 65 ANOS



A celebrar 65 anos de existência, o Solar do Vinho do Porto, em Lisboa, renova-se para conquistar a cidade. O desafio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) é aproximar o Solar da cidade e dos portugueses e fazer do local uma das referências de lazer da capital.  Inaugurado a 19 de Fevereiro de 1946, o espaço situado nas instalações do Palácio de Ludovice, no Bairro Alto, apresenta-se aos visitantes com uma nova decoração que procurará recriar uma atmosfera de charme, arrojada e provocante da autoria de Paulo Lobo. O charme associado ao design, através da criação de um ambiente de bem-estar é o conceito principal da nova decoração do Solar do Vinho do Porto em Lisboa. O designer Paulo Lobo direccionou a intervenção para aspectos simples mas fundamentais como a iluminação - pontual e teatral - e a recuperação de mobiliário antigo e a criação de uma nova garrafeira que vai permitir manter no mesmo local espólio antigo e as garrafas actuais.
Na sala de provas existem azulejos do edifício original do Palácio, uma azulejaria muito rica do século XVIII, em tons de azul, decorativa e não figurativa. E é esta cor que se recupera agora para marcar toda a sala, desde a alcatifa às paredes. No salão principal, a cor dominante passa a ser o verde-inglês, recuperando assim uma das tonalidades que marcou o espaço durante a década de 60. Cada vez mais o Solar pretende diminuir a sua excessiva dependência da clientela estrangeira (85 por cento dos clientes são de fora) e, para isso, aposta forte no mercado nacional. Refira-se que o Solar está classificado como “Bar de Luxo”  e funciona de segunda à sexta das 11:00 às 24:00h. No sábado abre mais tarde (14:00h) e está encerrado aos domingos e feriados.
No Solar do Vinho do Porto é possível provar as diferentes categorias e tipos de Vinho do Porto e do Douro num ambiente que agora se renova, mantendo, contudo a sobriedade e o aconchego. São mais de 300 referências de Vinhos da Região Demarcada do Douro que representam mais de 60 empresas do sector. Também se realizam “Portos de honra”, provas técnicas, harmonizações e reuniões de empresas. Este Solar localiza-se na Rua de S. Pedro de Alcântara, em pleno Bairro Alto, precisamente numa das zonas mais típicas de Lisboa. Se passar na Praça dos Restauradores, bem no coração da cidade, apanhe o Elevador da Glória e visite o Solar, desfrutando de instalações no Palácio de Ludovice, onde no seu ambiente poderá provar os diferentes tipos e marcas de Vinho do Porto ou, se é um apreciador, saborear o Vinho do Porto da sua preferência.