13 fevereiro 2011

BARES VS MERCEARIAS


 Se não os podes vencer, junta-te a eles...

por Katia E Alxeredo
Bares poderão vir a transformar-se em Mercearias? Se está interessado numa nova área de negócio rentável e sem "chatices" , se é proprietário dalgum estabelecimento de restauração, bar, café, se está desempregado ou se quer começar o seu próprio negócio...leia isto:
Carta para câmara Municipal de Lisboa:
"Gostaria de saber o que é que a câmara municipal prevê fazer quanto às inúmeras "mercearias" abertas até ás 24h-02am que vendem álcool (cervejas de garrafa de 1 litro) muito mais baratas do que os bares e restaurantes, com a agravante que as bebidas não são consumidas no interior, não havendo legislação aparente para estes casos.
Vivo no Largo do Conde Barão e nos últimos 2 anos tem vindo a piorar de dia para dia. Os jovens perdidos de bêbados, têm o ritual de partir a garrafa no final de a ter bebido, para além do barulho insuportável que fazem na rua, dos comas alcoólicos, dos vómitos e do estado lastimável em que ficam as ruas onde eles estão até às 04h-05am.
Este negócio das mercearias/bares parece-me um bom negócio, protegido por um grande número de "sem-leis" ao contrário dos bares e restaurantes...gostaria que me confirmassem que estas mercearias são legais, e se uma pessoa de nacionalidade portuguesa pode também abrir uma nos mesmos horários, condições e bairros. Gostaria de poder pensar em  montar um negócio igual sem ter que me chatear com autorizações, licenças, fisco, multas, polícia, leis, empregados, copos de plástico, etc.
Gostava também de saber se posso transformar um bar existente em mercearia em que não haja consumo no interior? o que é que é preciso?
e de que licenças já não preciso?
Os pais acham bem, os putos ainda acham melhor, a polícia  não faz nada e a câmara não vê..."
Se não os podes vencer...junta-te a eles!