03 novembro 2010

POP UP 2010 – NÓMADAS URBANOS



A segunda edição do Pop Up Lisboa é dedicado ao tema “Nómadas Urbanos”, este evento cultural anual é dedicado à promoção e mostra das múltiplas expressões e agentes da cultura urbana, que intervêm em espaços urbanos desocupados ou abandonados, dando-lhes nova vida através da arte. O Pop Up Lisboa 2010 decorrerá de 4 de Novembro a 11 de Dezembro, reúne uma mostra de projectos de cultura urbana de múltiplas áreas de expressão artística e no seu programa integra a dinamização de vários espaços e rubricas, com a participação de dezenas de artistas e especialistas portugueses e estrangeiros. No palácio Verride, Santa Catarina ao miradouro do Adamastor, inaugura-se uma exposição colectiva amanhã, dia 4, pelas 22 horas.

“Viver a cidade, celebrar a cultura” é o mote do Pop Up, um conceito que pretende constituir-se uma plataforma de internacional de intercâmbio da cultura urbana, reunindo artistas e talentos oriundos de diversas cidades do mundo na promoção cultural e identitária da capital portuguesa, dentro e fora de portas. Este projecto é co-financiado pelo Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa.
O Pop Up surgiu pela primeira vez em Lisboa, mas tem a ambição e reúne todas as condições, para exportar o conceito para outras cidades europeias e para o resto do mundo. A primeira edição do Pop Up foi lançada em 2009, pelo multifacetado artista plástico e produtor Hugo Israel, “com o objectivo de criar espaços de encontro para artistas e projectos culturais e a visão de estimular a auto consciência do cidadão urbano, à luz de um espírito existencialista, que desafia a reflexão sobre o indivíduo e a sociedade, a forma como este a assimila e exterioriza”.

LABORATÓRIO: PALÁCIO DE VERRIDE

O Palácio de Verride, mais conhecido por Palácio de Santa Catarina ou Palácio da Bica, junto ao Adamastor foi edificado no século XVIII e já pertenceu à Caixa Geral de Depósitos. Em 2007, foi apontado como possível localização do Museu da Moda e do Design (MUDE), mas desde então permanece desocupado e sob a tutela da autarquia.
Durante o Pop Up Lisboa 2010 o Palácio Verride acolherá dezenas de criadores, entre eles os finalistas do Concurso Internacional de Projectos Artísticos, numa exposição colectiva e multidisciplinar que dará nova vida através da arte a este espaço privilegiado, que oferece uma vista única sobre a cidade e o rio. O Laboratório do Pop Up Lisboa 2010 é o pólo central e aglutinador das actividades do evento e, além da exposição colectiva de entrada livre, oferecerá ao público um programa que inclui performances, lançamentos, workshops e apresentações temáticas.

http://www.popup-city.com