30 setembro 2013

Desfile - Armário da Vizinha

O Bairro Alto faz 500 anos. Na ocasião das celebrações do seu aniversário três entidades locais – Associação Mais Cidadania, Associação 31d’Atalaia, Lisboa Clube Rio de Janeiro – e o coletivo de designers de moda do projeto Semfim, juntaram-se com o objetivo de homenagear o BA através de um desfile de moda: “O armário da vizinha” previsto para SÁBADO, DIA 19 de OUTUBRO 2013, a partir das 19h (até às 22:00). As mencionadas entidades organizadoras puderam contar com a adesão e apoio de duas entidades: Associação dos Comerciantes do Bairro Alto e Real Ficção-Cinevídeo e Multimédia.

Trata-se de um evento pontual que está a ser implementado pelas entidades mencionadas contando com parcerias locais e com a participação ativa dos moradores que queiram contribuir para dar uma outra visibilidade e outro valor ao bairro onde vivem, reconhecendo o valor cultural artístico e histórico do próprio território.
Os modelos serão moradores, comerciantes, técnicos e profissionais das organizações e instituições que trabalham no e para o Bairro Alto.

O evento tem como objectivo homenagear e celebrar o Bairro Alto e também dar a conhecer um lado do bairro que muitas vezes é ignorado pelo público: um Bairro que existe e vibra de dia, todos os dias.
Pretendemos com este evento enaltecer o valor cultural e histórico que caraterizam o Bairro Alto através de uma iniciativa com a participação dos seus habitantes e frequentadores, levada a cabo no coração do mesmo e totalmente aberto ao público.
Por outro lado, pretende-se também sensibilizar o público e os intervenientes para as temáticas relacionadas com a sustentabilidade e os processos criativos na ótica de reutilização de objetos que perderam o primeiro valor de uso – uma vez que o vestuário desfilado é o resultado de processos de reciclagem e reutilização da autoria do Colectivo Projecto Sem Fim.


Graziela Sousa - Associação 31 d’Atalaia
atalaia31@gmail.com

Alice Nocioni – Associação Mais Cidadania

alice.maiscidadania@gmail.com