09 novembro 2012

Baralto: Uma tasca com excelente gastronomia




Sandra Pinto

É uma casa pequena, com 26 lugares sentados, onde a simpatia e os detalhes têm lugar de destaque. Alcino Nunes (que passou pelo restaurante 100 Maneiras), Luís Lobo Alves (divide o seu tempo com o projeto de catering no Teatro Municipal São Luiz) e o chef António Latas são os responsáveis pela mudança deste espaço que já existe há mais de quatro décadas, no Bairro Alto, em Lisboa.
Desta "passagem de testemunho" resultou uma nova decoração, com algumas peças a serem encontradas na casa dos pais e avós, diz-nos Luís Alves e uma meta que querem vencer todos os dias: servir boa gastronomia, preparada no dia, com ingredientes de qualidade.

É nesta área que entra em campo o chef Latas (do curriculum destaca-se a sua permanência nas cozinhas da Bica do Sapato, LA Café e Tea Room, Spot São Luiz, entre outras) com a sua sabedoria, técnica e paixão.

Todas estas características podem ser testadas à mesa quando se prova a entrada composta por presunto de porco preto de Serpa em wrap (pão caseiro) ou no prato principal de entrecosto lacado com mel caramelizado com raspas de citrinos e alecrim com puré de batata e cenoura.
Mas quando se experimenta a cabeça de xara (vem diretamente de um produtor de Serpa) em tosta pão com azeite de salsa, compota de cebola em vinho do Porto e agrião, ou os rojões, a surpresa é ainda maior (e melhor, concordaram alguns clientes). Uma boa refeição, num lugar agradável, em boa companhia.

BARALTO
R. Diário de Notícias, 31, Lisboa
T. 21 342 6739.
Seg-Dom 19h-2h