01 agosto 2011

ESQUADRA NOVA POR ABRIR

Por: Helder Almeida / Sara G. Carrilho

Acabado de recuperar há algumas semanas, o edifício na rua da Atalaia, no Bairro Alto, Lisboa, que vai receber as instalações da PSP – que agora estão na Travessa das Mercês – está pronto e um agente até já assegura a guarda do edifício. No entanto, ainda não há data marcada para os polícias serem transferidos da antiga esquadra.
Segundo o CM apurou junto de fonte da PSP, o objectivo seria abrir as instalações em meados de Agosto. Mas da parte da Direcção Nacional da PSP, que o CM contactou ontem, não há qualquer informação sobre uma data em concreto. O interior da esquadra ainda está vazio.
O edifício, do século XVIII, foi cedido pela câmara municipal, em 2009, para a reinstalação da 4ª esquadra (que estava na Praça da Alegria e que agora funciona de forma provisória em Santa Marta), e da 3ª esquadra do Bairro Alto. As obras ficaram a cargo do Ministério da Administração Interna.
Sobre a nova localização da esquadra, o presidente do Sindicato Unificado da Polícia, Peixoto Rodrigues, elogia o interior das instalações, mas alerta que, "em caso de emergência, vai ser difícil aos agentes saírem dali, por ser uma rua muito movimentada, principalmente à noite".