04 outubro 2007

ACBA EM REUNIÃO

Os órgãos sociais da ACBA reuniram pelas 15 horas do passado dia 2 de Outubro. Estiveram presentes todos os membros da Comissão Admnistrativa e Assembleia Geral (Belino Costa , Vitor Castro, Raul Diniz, João Gonzalez, Maria João Bernardo e Ricardo Pinho ) enquanto o Conselho Fiscal não se fez representar, dado que faltaram todos os seus membros (João Pedro , Rafael Fonseca e Helena Aires).

Depois de debatidos alguns pontos prévios e trocadas informações entrou-se no primeiro ponto da ordem de trabalhos. Foi decidido que a Associação irá, ao longo do corrente mês, desenvolver contactos com a Junta de Freguesia da Encarnação e Câmara Municipal de Lisboa no sentido de sensibilizar tais autoridades para a necessidade de uma intervenção urgente nas calçadas do bairro, onde os múltiplos buracos e pedras soltas têm provocado muitas quedas e são um inadmissível e perigoso sinal de desleixo. Foi igualmente decidido confrontar aquelas duas instituições com a necessidade de se disciplinar a colocação do lixo nas ruas e divulgar devidamente os horários de recolha, assim como os procedimentos mais adequados a seguir por todos.

A violência crescente e a questão dos “dealers” que enxameiam as ruas foi outro dos temas abordados, tendo sido decidido estabelecer contactos com a polícia, dando conta das nossas preocupações e solicitando informações, nomeadamente sobre o “ projecto de vídeo-vigilância”. Foi igualmente decidido solicitar reuniões sobre esta questão junto do Governo Civil e órgãos autárquicos.

Entrou-se depois no segundo ponto da ordem de trabalhos onde se decidiu que os corpos gerentes da ACBA irão desenvolver esforços na captação de novos associados, e lançar novas acções de formação e esclarecimento. Até ao fim do corrente ano irá realizar-se uma sessão de esclarecimento sobre questões fiscais e contabilísticas. Logo que possível será divulgado o mapa de acções que se poderão realizar ao longo do próximo ano.

Deu-se depois início ao debate sobre a necessidade da Associação promover, no decorrer de 2008 (ano em que cumpre 15 anos), uma grande acção de divulgação e promoção do Bairro Alto e de todas as actividades comerciais e culturais que aqui têm lugar. Neste sentido foram distribuídas tarefas, tendo ficado acordada a necessidade de se estabelecer um programa de acção devidamente estruturado até ao próximo mês de Dezembro. E pedir para este a colaboração de todos.

4 comentários:

  1. A Junta de Freguesia reagiu de pronto à vossa tomada de posição e o buraco da foto já foi tapado. Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho deveras engraçado esta associação de comerciantes do Bairro Alto,onde eu sou comerciante há 5 anos e meio e nunca recebi sequer uma informação que a própria existe!
    Quais os interesses que a mesma defende? Não sei,talvez os do "Lisboa á noite", "sinal Vermelho","ulitro".Nunca fui informado de nenhum encontro,reunião etc etc...e descobri este blog por acaso...
    Tenham paciencia meus senhores,por isso e muito mais o bairro estrá como está.
    Por acaso eu até que gostaria de saber se a esplanada desse restaurante da foto está licenciada?
    Parece que no Bairro Alto esplanadas é só para alguns além de outras coisas...

    ResponderEliminar
  3. O anónimo não só é um comerciante recente como tem estado pouco atento...

    ResponderEliminar
  4. Esta associação já está a fazer algumas coisas acontecer. Quanto mais comerciantes se associarem mais bem representatado o Bairro será.
    O amónino 17/10/07 07:13 deviaria associar-se, porque quanto mais associados mais pontos de vista e mais positivo para todos serâo os resultados.
    Os interesses são comúns: um Bairro limpo, seguro e dinâmico onde é bom viver, trabalhar e divertir-se.
    A informação sobre a associação aparece neste blog, as pessoas interessadas podem nos contactar.
    Falem da associação, divulguem aos vossos amigos comerciantes do Bairro a sua existência.
    Nós vamos fazer mais esforços para a associação ser mais conhecida.

    Devemos nos unir para fazer avançar o Bairro!

    ResponderEliminar