13 outubro 2008

UM DIA 13 MUITO POLíTICO

Uma (quase) foto-reportagem


Logo pela manhã chegaram os técnicos de limpeza. Estacionaram o veículo no meio da Rua das Salgadeiras, que fecharam parcialmente ao trânsito, retiraram alguns cartazes da parede e ficaram à espera do grande momento, previsto para depois das 16 horas.




Para as três horas da tarde estava marcada a “cerimónia” no Lisboa Clube Rio de Janeiro e a sala encheu para ouvir as propostas com que o Senhor Presidente promete “dar a volta ao Bairro Alto”, tais como impedir que as Casas de Fado sirvam almoços ou proibir os bares de abrirem antes das 17 horas, tudo para "melhorar o descanso nocturno dos moradores".




Terminada a cerimónia política os trabalhadores que, pacientemente esperavam na esquina da Rua do Norte, preparavam o jacto de água para um momento de espectáculo e grande emoção, a limpeza política de alguns cartazes na fachada lateral da loja “Diesel”, perante jornalistas, políticos e demais convidados.


Foram-se os políticos mais os convidados, desapareceu a imprensa e a televisão. Até o homem do jacto de água se foi com grande pressa. Nos passeios ficou uma papa de papel, tão escorregadia e perigosa com gelo, porque apesar de toda a encenação alguém se esqueceu de que no final havia necessidade de limpar o lixo. Também a carrinha da Câmara, que passou o dia de prevenção, acabou por partir indiferente aos despojos…
Exemplar!

9 comentários:

  1. http://www.petitiononline.com/bairalto/petition.html

    Assinem e divulguem ! Viva o Bairro Alto !

    ResponderEliminar
  2. Este António Costa é mais um palhaço que faz o que quer sem escutar a realidade do Bairro ou Da Economia e os apertos de mão a velhotas dão votos..Agora pensem quem dá mais a ganhar á economia Portugues?As velhotas que pagam 5 ou 10 euros de renda ou os estabelecimentos comerciais?
    As eleições não demoram e ai será a hora de retribuirmos mais um crime contra a noite e o Bairro Alto!
    Os condominios,o futuro Hotel e + condominios,pois é Senhor Presidente os Lobbies são mais que muitos e não pode dizer que não!A Procuradoria Geral da República que investigue todo este processo pois é claro que não está a ser claro...Se eu tenho um bar noutra zona de Lisboa habitacional tambem ai ja posso fechar ás 4h da manha,etc mas se for no Bairro ai então a conversa já é outra!Não temos culpa que os bares da Expo estejam ás "moscas"..Pois entao!Então e os restaurantes a fechar á mesma hora dos bares?Casas de fados até ás 4h da manhã?Porquê,não se entende pois não?Mais uma vez Sr Presidente não se pode dizer quer não...Colegas comerciantes direitos adquiridos não podem ser assim retirados de ânimo leve...proceda-se a uma providência cautelar e o Tribunal que decida o que este senhor não tem capacidade de fazer!

    ResponderEliminar
  3. caros senhores:

    Não pensem só no vosso umbigo.... Existem moradores que pagam 5 ou 10€ de renda porque será???? porque já ali vivem há muitos anos, há mais anos que os estabelecimentos... O Bairro esta um caos bem gerido dá para todos, as leis já existem: a do ruido barulho ate ás 22horas; um despacho da CML de 1997 que diz que o Bairro Alto á epoca ja tinha mais estabelecimentos comerciais do que comportava, desde 1997 até 2008 quantos estabelecimentos novos abriram???? Pois é...ja nem tem conta... As leis são para ser cumpridas pois todos temos direitos, e os moradores tambem tem direito ao descanso, pois eles tambem trabalham. Não sou contra os estabelecimentos, pois sou frequentadora, se houver regras isto é um bairro que dá para todos: para quem cá vive, quem ca trabalha e para quem vem cá se divertir. Quanto ao senhor Presidente da CML, aplaudo e apoio a sua iniciativa e espero que ela se mantenmha firme.

    ResponderEliminar
  4. As medidas do Presidente da Camara são as correctas e possiveis para a situação do bairro alto actualmente.
    Srs comerciantes deixem de só querer contar a notas e olhem mais pelos moradores. Horario de abertura ate as 4h da manha faz com que ninguem durma até as 6h da manha pois são precisas 2 horas apos o encerramento do bares para o bairro finalmente ficar transitavel, e sem barulho. Mas como a maioria dos comerciantes nao mora no bairro alto, é só pegar no "BMW" ás a altas horas da manha e ir embora dormir descansado, sem nada que lhes perturbe o sono, enquanto os moradores desesperam por um pouco de descanso. Srs comerciantes podem tb deixar de servir bebidas em garrafa e copos de vidro para a rua, e podem tb aumentar o preço das bebidas de modo a terem clientes em qualidade e não em quantidade. E fora com os bares de vão de escada que nem licença tem, nem cumpre os requisitos minimos para estarem abertos ao publico. E a policia deve estar presente nao só para garantir a segurança, como tambem garantir o encerramento dos bares á hora estipulada, e começar a dispersar as pessoas, pois existe uma lei do silencio no país, mas só não é respeitada no bairro alto, porque ninguem respeita horarios, é esplanadas sem autorização, é tirarem lugares de estacionamento para mesas,é pastelarias a fechar durante o dia para começar a abrir á noite, é musica alta que se ouve no quarteirao inteiro, no fundo anda tudo á procura da galinha dos ovos de ouro. No entanto, aplaudo a iniciativa do policiamento da ass. de comerciantes, é de louvar tal accção, sobretudo para proteger os "poucos e antigos" comerciantes que respeitam as regras, que conhecem os moradores e sao sensiveis aos problemas. Deixo ainda uma sugestão aos srs comerciantes: começem a ajudar na limpeza do bairro, nao esperem só que venha a camara limpar o lixo 3º mundista que fica na rua deixada pelos vossos clientes, dêem uma ajuda e limpem pelo menos a zona em redor dos vossos estabelecimentos, pois não são vocês que de manha saem á rua e se deparam com tamanha imundice que a noite deixa. Talvez se apos o encerramentos dos respectivos estabelecimantos os srs comerciantes não conseguissem dormir devido ao barulho, nao conseguissem ter a janela aberta devido ao cheiro a urina, e não podem sair á rua sem o risco de se cortarem nos vidros, aí talvez, houve outra sensibilidade para estas questoes.

    Viva o Bairro Alto

    ResponderEliminar
  5. Em relação á petição, só a posso achar hilariante, pois o que estão basicamente a pedir é para deixarem continar o barulho até mais tarde, obviamente que só será assinada pelos proprios comerciantes, amigos de comerciantes, nao moradores, e moradores a quem os comerciantes pagam as rendas para não se queixarem. Se querem alargamento de horario porque não deixam de vender bebidas para a rua e nao baixam o volume da musica? o bairro alto sempre foi boemio mas não se serviam bebidas para a rua e os horarios eram para cumprir. Mas como a maioria dos bares tem 10m2 todas estas normas não interessam, o que temos hoje no bairro alto é a LEI DA SELVA, e o que estão a pedir é que a SELVA continue. Srs Comerciantes, comecem a cumprir horarios, comecem a limpar a sujidade que criam, comecem a pôr os vossos carros e os dos vossos empregados nao moradores fora do bairro. Sò depois de respeitando moradores e cumprindo os vossos deveres, é que ser-lhes-á conferido alguma legitimidade para revindicar o que quer que seja.

    Viva o Bairro Alto

    ResponderEliminar
  6. Por muito respeito que os moradores do BA me mereçam, não posso deixar de mostrar alguma indignação para o seu real "umbigismo" e até "cegueira selectiva"... "o maior cego é aquele que não quer ver...".
    Em primeiro, lugar parece altamente suspeito que um lugar que é por apanágio e tradição lugar de folia há várias décadas...seja alvo de uma conversão tão súbita e célere (nem parece que estamos em Portugal....Caramba!!!) Os habitantes do BA que se preparem para serem "guetizados" pois valores + "Altos" se levantam... se bem que não sejam muito Bairristas...
    Ou serão tão ingénuos ao ponto de julgarem o Sr Presidente um zelador da saúde e bem estar dos seus munícipes!???
    Gostave de referir que estou a apreciar a limpeza urbana.. Bloquear automóveis na Rua do Norte parece ser um Excel começo... sempre dá + uns cobres à "camerazita"...
    Quanto aos "Euromilhões" que os comerciantes auferem diariamente... só uma mente pobrezinha pode pensá-lo... ao invés das rendas de 19 e troca o passo, salvo muito raras excepções pagam rendas bestiais e têm despesas altíssimas, mas aos olhos dos legítimos (por hora) moradores
    são os Usurários cá do sítio... só espero que ao encerrarem o comércio a horas "decentes" não se esqueçam dos lugarzinhos onde se obtém "litrosas"... depois de vazias até sevem para brincar ao esconde... levas!!!
    E que tal os moradores comparticiparem com os comerciantes na segurança do BA e dispenderem €240 de 2 em 2 meses para os "gratificados"... parece ser uma boa...
    Já estou a alongar-me em demasia... deixo apenas aos moradores a reflexão... Há algum tempo atrás recordo ter escutado um imobiliário falar acerca do futuro do BA... reitero o que disse antes, valores + Altos se levantam e não são mesmo nada Bairristas...

    ResponderEliminar
  7. Os moradores do BA não têem de pagar 240 euros de 2 em 2 meses pela segurança, pois essa segurança só é necessaria devido aos milhentos bares existentes, uns em cima dos outros, com preços demasiadamente baratos, e com venda ambulante de bebidas para a rua, com copos e garrafas de vidro, que só atrai a "chungaria". bairro alto por tradiçao sempre foi de lugar de folia, mas nunca foi esta feira popular que os comerciantes a transformaram. E a policia deve é rebocar os carros dos comerciantes nao moradores e dos seus empregados nao moradores, que estão constantemente a impedir estacionamento a quem reside. e os comerciantes deviam tb deixar as suas moradas para irmos fazer barulho para as suas portas quando descansam depois de uma noite de "arduo trabalho", e para urinarmos á sua porta e deixarmos milhentos vidros no chão e lixo acumulado, pa sentirem na pele o sofrimento dos moradores. Cumpram os horarios, baixem o volume da musica, nao vendam garrafas de vidro para fora, e se pagam policiamento, é porque querem conservar os vossos estabelecimentos. Quando deixarem de olhar somente para os Euros, comerciantes e moradores podem co-habitar perfeitamente, como alias ja acontecia, antes da geração de novos comerciantes de vao de escada entrar no bairro alto, que originou esta decadencia e esta falta de civismo.

    Viva o Bairro Alto dos MORADORES

    ResponderEliminar
  8. Parece que todos os comentários tem algum sentido, não todo. Os moradores ainda não perceberam que a associação não quer que tudo fique na mesma... Existem muitos comerciantes que detestam a actual situação do B. A. Eu sou comerciante à 12 anos e cliente à 25. A selvajaria instalou-se, não é, não foi bom para ninguém. Penso que como tudo na vida devia imperar o bom senso. Deviam-se atacar as causas dos problemas e dialogar. Falta de policiamento e falta de fiscalização levaram o bairro aonde está. Quem permitiu isso... A Associação tinha propostas interessantes para todos. Quem tem licença funciona à porta fechada das duas às quatro, os outros fecham às duas como já deveria acontecer. a videovigilância tem sido um pedido constante, ainda vai ser estudado... Os moradores nem pensem que agora vai ser o céu... será que agora vão policiar... Eu não pago nem mais um tostão...

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o comentário de cima, à excepção de"...Quem tem licença funciona à porta fechada das duas às quatro, os outros fecham às duas como já deveria acontecer."... Os estabelecimentos tem que funcionar dentro dos imoveis e não na rua!!!!se podem funcionar de porta fechada depois das 02h00, porque não podem funcionar antes???? De resto apoio na integra o comentario. E que tal unirem as forças e tornar o nosso bairro numa coisa digna, onde ninguém tenha medo de andar, onde todos se possam divertir sem prejudicar terceiros???? Acho que guerrinhas não levam a lado nenhum... A união faz a força!!! Viva o Bairro Alto!!!!

    ResponderEliminar