16 setembro 2007

ELEVADOR DA GLÓRIA RESSUSCITA


“Parado desde 16 de Abril do ano passado por força das obras de reabilitação do túnel ferroviário do Rossio, que passa a poucos metros no subsolo, o centenário ascensor da Glória - que liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, em Lisboa - vai voltar a funcionar a partir de terça-feira, dia em que a Carris comemora 135 anos de existência. O elevador retoma a circulação vários meses depois do previsto e de ser sujeito a uma revisão geral, que só devia ter lugar no fim do ano, mas foi antecipada pela empresa.

Ao JN, fonte da Carris garantiu que a empresa já foi ressarcida pela Refer do prejuízo que teve com os 15 meses de paragem forçada do equipamento. "Estava tudo acertado desde o início. Fomos ressarcidos e as contas estão saldadas", disse Luís Vale, secretário-geral da Carris, escusando-se a revelar o valor recebido.Para mais tarde vai ter de ficar o sistema de videovigilância que a empresa quer instalar nos vários ascensores da capital, de forma a dissuadir os frequentes ataques de grafiters. O pedido para instalação das câmaras de videovigilância (que deverão ser ligadas à central de tráfego da empresa) já foi entregue na Comissão Nacional de Protecção de Dados, mas a resposta ainda não chegou, pelo que a empresa teve de adiar a entrada em funcionamento do sistema.A retoma da circulação do ascensor da Glória integra o programa de comemoração dos 135 anos da Carris e será assinalada, pelas 10 horas, com a distribuição de pastéis de nata à população.


Nas instalações da empresa, em Miraflores, vai decorrer o grosso do programa, que será presidido pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e inclui a entrega de emblemas e diplomas a cerca de 60 trabalhadores. Na ocasião serão apresentados os 15 autocarros adaptados ao transporte de bicicletas que entrarão em funcionamento aos fins de semana e feriados a partir do dia 22, nas carreiras 708 (Martim Moniz-Parque das Nações Norte) e 723 (Desterro-Algés). No mesmo dia começam a funcionar mais duas carreiras equipadas com rampas de acesso a cadeiras de rodas.”

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