14 julho 2014

ACBA Informa - Câmaras de vigilância do Bairro Alto


Câmaras de vigilância do Bairro Alto, em Lisboa, em funcionamento desde Maio
LUSA 
09/07/2014 - 18:41

Equipamentos entraram em funcionamento quando começaram a chegar espanhóis à cidade, para assistir à final da Liga dos Campeões.

As 27 câmaras de vigilância instaladas desde Julho de 2013 no Bairro Alto, em Lisboa, começaram a funcionar no dia 22 de Maio, informou o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.
“As câmaras já estão em funcionamento desde o dia 22 Maio”, disse à agência Lusa o comissário Rui Costa, do Cometlis, acrescentando que coincidiu com a chegada de espanhóis à cidade, para assistir à final da Liga dos Campeões entre o Real Madrid e o Atlético de Madrid.
Questionado sobre quem acede às imagens captadas, Rui Costa explicou que apenas o Cometlis tem esta função.
O contrato para a instalação das câmaras de vigilância no Bairro Alto foi assinado pela Câmara de Lisboa em Outubro de 2012.
O vereador com o pelouro da Segurança na autarquia, Carlos Castro, disse à agência Lusa que os atrasos se deveram “a problemas técnicos no sistema informático”.
O autarca adiantou que a inauguração ainda não aconteceu porque estão a ser desenvolvidos esforços para “tentar compatibilizar” as agendas do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e do ministro da Administração Interna.
O presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto, Hilário Castro, admitiu à Lusa que um dos principais problemas do Bairro é o tráfico de droga, problema que, acredita, as câmaras poderão ajudar a solucionar.

O comissário Rui Costa adiantou que as “imagens poderão servir para atenuar esta situação”, não podendo, contudo, ser usadas como prova.
Fonte: Público
Link: Público
Foto ACBA: Rua Diário de Notícias com a Travessa Fiéis de Deus.