20 maio 2014

Estimados Associados,
Caros Comerciantes,

A convite da Câmara Municipal de Lisboa, no passado dia 14 de Maio, a Associação de Comerciantes do Bairro Alto esteve presente na reunião, com vista à organização da  final da Champions Lisboa 2014, que se realiza Sábado, 24 de Maio de 2014.

Na qual, marcaram presença, responsáveis da CML, responsáveis da organização do evento, autoridades, e demais entidades envolvidas.

Foram prestados esclarecimentos, e dadas algumas recomendações, por parte da organização, as quais passamos a mencionar:

- Evitar que os clientes deixem os Estabelecimentos, levando COPOS, OU GARRAFAS DE VIDRO, para a rua.

- Especial atenção aos Estabelecimentos que transmitem o jogo via TV, em caso de grande ajuntamento de adeptos rivais, o mesmo poderá gerar problemas. Ao mais pequeno sinal de conflito, contactar as Autoridades.

- Atenção ao Mobiliário de esplanadas, em locais/zonas, de potencial risco.

- Dias 23, e principalmente dia 24, várias Ruas de Lisboa estarão condicionadas, ou fechadas à circulação automóvel.

- O posto de comando responsável por supervisionar e comandar as autoridades do terreno, estará centralizado na Praça do Comércio.

A ACBA, indo ao encontro das recomendações propostas,  apresentou 3 pontos, que carecem de urgente resolução no Bairro Alto

1º - Recolha de Vidro:
       Nos últimos meses, temos verificado graves anomalias , na recolha diária do vidro. Provocando com isto, um acumular de sacos e caixotes cheios de garrafas, em plena via pública. Isto sucede, pois os Estabelecimentos não dispõem de capacidade de armazenamento, para tanto lixo acumulado pela ausência da recolha diária do vidro. Outras vezes, a recolha não é feita em determinadas ruas. 

2º - A Recolha do Lixo em Geral: 
      Tal como o vidro, a recolha do lixo no Bairro, tem regredido. Formam-se autênticas lixeiras a céu aberto, que chegam a permanecer durante alguns dias, sem que os serviços, ou a fiscalização, atuem. 
Solicitamos especial atenção para um problema de insalubridade pública, e em que muito prejudica a imagem do nosso Bairro, e da nossa Cidade.

3º - A calçada das ruas e travessas do Bairro, encontram-se em situações degradantes. 
Com piso irregular, e cheias de buracos. Provocando com frequência quedas, principalmente a pessoas de idade, e crianças. 
A ACBA alerta para o perigo que as pedras que se amontoam nos passeios das nossas ruas, são autênticas armas de arremesso em casos de brigas/conflitos.

Recomendações da ACBA, aos Comerciantes do Bairro:

- Evitar a colocação de vidro na rua, fora de horas. 

- Em caso de verificar que pedras na calçada permanecem à sua porta, recolher as mesmas para um saco, de modo a prevenir eventuais incidentes.

- No dia 24, recomendamos o levantamento do mobiliário de esplanada, pelas 24 Horas. Em caso de problemas, são potenciais armas de arremesso, podendo com isso provocar graves prejuízos ao Comerciante.

Desejamos votos de Bom Trabalho. 
E uma excelente organização para recepção da Champions 2014.

Atenciosamente,
A Direcção da ACBA.