17 janeiro 2013

CASA DO CINEMA NA RUA DA ROSA


Casa do Cinema alberga nove associações no Bairro Alto

por Maria João Caetano
A Casa do Cinema, hoje inaugurada, fica na rua da Rosa, em Lisboa, e é a nova sede de nove associaçãos ligadas ao cinema, entre as quais as responsáveis pelos festivais DocLisboa, Indie Lisboa e o Queer Lisboa.

O espaço é da Câmara Municipal de Lisboa que ontem assinou o contrato de arrendamento com os novos inquilinos: Academia Portuguesa de Cinema, Associação Portuguesa de Realizadores, Apordoc - Associação pelo Documentário (responsável pelo DocLisboa), Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa (FESTin), Zero em Comportamento (Indie Lisboa), Associação Janela Indiscreta (Queer Lisboa), Monstra - Festival de Animação de Lisboa e Cineclube de Cinema e Terror Lisboa (MOTELx). Cada inquilino paga uma renda de 56 euros, muito abaixo dos valores do mercado.

"Vocês são essenciais à vida da cidade", começou por dizer António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, dirigindo-se aos responsáveis pelos festivais de cinema. Em tempo de crise, disse, há que "ter um grande sentido de partilha". Por isso, a reunião de vários agentes culturais no mesmo prédio poderá levar ao aproveitamento de sinergias e ao surgimento de novos projetos.

Além disso, o autarca sublinhou a importância de evitar que os edifícios fiquem vazios e degradados e o modo como a presença daquelas associação poderão dinamizar a vida e o comércio do bairro.

In Diário de Notícias