23 julho 2012

DOS 3 PASTORINHOS AOS FIÉIS



Jurar fidelidade ao Bairro Alto


O grupo Fiéis acaba de abrir mais um bar no Bairro Alto. Luís Filipe Rodrigues foi bater à porta que há uns bons anos era dos Três Pastorinhos e deu de caras com o novo Fiéis Bairroca.

Não há crises nem cortes de subsídios que parem o grupo Fiéis. Só no último ano, fizeram alterações em dois espaços (o Fiéis Xpress tornou-se no Lisburger e passou a ter comida; o Fiéis ao Bar do Rio agora chama-se Fiéis ao Tejo), fecharam outro (quando o contrato terminou, o proprietário original do Kitsch Lab quis voltar a pegar no bar) e há um par de semanas abriram mais um: o Fiéis Bairroca.
Para Ricardo Tavares, o responsável pelo grupo, a abertura de mais um bar é absolutamente normal. “Seguindo a política de expansão do grupo nos últimos anos, decidimos continuar a investir no Bairro Alto. Foi nesse contexto que abrimos o Fiéis Bairroca há duas semanas”, explica o proprietário. “Ao contrário da vontade da Câmara de Lisboa, queremos apostar no Bairro Alto.”
O novo bar do grupo fica no 111 da Rua da Barroca, uma morada com muita história. Foi lá que nos anos 80 funcionou o mítico bar Os Três Pastorinhos. Mais recentemente, chamou-se Napron, Club Rua e Lisnave, mas é Os Três Pastorinhos que as pessoas recordam com saudade. Pessoas como o próprio Ricardo Tavares. “De facto esta casa tem muita alma, já era assim no tempo d’Os Três Pastorinhos. Lembro-me que a porta era a mais difícil de Lisboa”, diz. “Nos últimos anos, porém, o sítio perdeu essa força. Quisemos dar-lhe uma lufada de ar fresco.”
O Fiéis Bairroca estará aberto todos os dias, das 22.00 às 03.00, e de quarta a sábado há sempre um DJ atrás da cabine. O que dá jeito, porque até há uma pista relativamente jeitosa, especialmente para um bar do Bairro Alto. Uns metros antes encontra-se o bar propriamente dito, bem como uma série de mesas para quem gosta mais de conversar do que dançar. As paredes estão pintadas em tons de branco e azul, com algum castanho. O ambiente também é mais descontraído do que era nos últimos anos, e a ideia é chegar a vários tipos de público.
Curiosamente, este não é o único projecto que o grupo Fiéis pretende inaugurar no Bairro Alto este Verão. Deverá estar a abrir nos próximos dias o FBA, antigo Friends Bairro Alto, agora com a marca do grupo Fiéis. Ricardo Tavares garante que o novo espaço terá uma programação “multicultural” e irá receber apresentações de livros, concertos, espectáculos de stand-up, e o que mais calhar. Porque parar é morrer.
Fiéis Bairroca. R da Barroca, 111 (Bairro Alto). Seg-Dom: 22.00-03.00.
Time out