05 junho 2012

ADEGA MACHADO VAI REABRIR



A ser sujeita a um profundo processo de remodelação, em curso há mais de um ano, a Adega Machado, uma das mais conhecidas Casas de Fados do Bairro Alto, em Lisboa, deve reabrir até ao final deste mês, disse ao Turisver.com João Pedro Ferreira-Borges, presidente executivo do Grupo LTA, que detém outras duas casas em Lisboa.
“A conclusão será neste mês de Junho, tínhamos a expectativa de poder abrir mais cedo mas não foi possível, houve muitos pormenores e alguns imponderáveis que nos obrigaram a algumas alterações. Tratou-se de um processo de recuperação e por isso houve vários atrasos”, afirmou o responsável, adiantando apenas que o investimento realizado foi “muito grande e vai demorar muitos anos para ser recuperado”.
Quando reabrir, a Adega Machado vai apresentar-se como um espaço totalmente distinto do anterior, “com uma decoração contemporânea, diferente daquilo que estamos habituados a ver numa Casa de Fados”, revela João Pedro Ferreira-Borges.
O processo de recuperação da Adega Machado foi total, abrangeu “desde a canalização, ao último cabo eléctrico”, dando a esta mítica casa uma nova cara, onde vão existir três espaços distintos e multifacetados, mas sempre com o Fado e a gastronomia tradicional portuguesa como base.
A sala principal, com 115 lugares sentados e serviço à carta, uma adega moderna para 70 pessoas, com serviço de vinho copo e petiscos, e ainda um terraço ao ar livre, com capacidade para 30 pessoas e vista para a Rua do Norte, são os três espaços disponíveis. Tanto a adega como o terraço poderão ser reservados para grupos e eventos, incluindo pequenas apresentações de Fado.
Com a recuperação, a Adega Machado vai passar a oferecer também um serviço de cinco estrelas e um inovador conceito de espectáculos, pois está previsto que os fadistas passem a interagir com o público, com momentos em que os artistas “se vão sentar nas mesas dos clientes, criando uma envolvência diferente”.
“Não é que seja um conceito novo mas, em termos de Casas de Fados, não será uma prática comum. Acho que vai ser uma surpresa e que as pessoas vão reconhecer que existe aqui alguma inovação”, acredita o responsável.
Além da Adega Machado, o Grupo LTA é também proprietário do Café Luso, outra das mais conhecidas Casas de Fados do Bairro Alto, bem como do Restaurante Timpanas, em Alcântara. I.M.