27 maio 2010

PRÍNCIPE REAL LIVE ATÉ DOMINGO

por NYSSE ARRUDA


Celebração da arte e da cultura no Príncipe Real, em Lisboa, até domingo

O comércio de rua do Príncipe Real, a cultura, o lazer e a arte voltam a ser celebrados pelo terceiro ano consecutivo com a realização do Príncipe Real Live, um evento que começa hoje e se estende até domingo.
Num esforço conjunto, os comerciantes da zona apresentarão nos respectivos espaços uma série de actividades, incluindo exposições variadas, música ao vivo, teatro e ópera e ainda degustações diversas em vários locais.
Pela primeira vez, o British Council junta-se à iniciativa e promove a visita à sua colecção permanente de arte contemporânea, completando a vasta oferta de exposições programadas nas lojas, especialmente a exposição de jóias antigas do século XVIII a XX, na D. Pedro V Jóias, a inédita mostra de potes e canudos de farmácia em faiança portuguesa dos séculos XVII e XVIII, caixas de tabaco holandesas dos séculos XVIII e XIX e ainda registos conventuais de terracota policromada do século XIX na Galeria da Arcada ou a exposição de terracotas chinesas da Dinastia Tang - 618-907 - na Manuel Castilho Antiguidades.

"A programação está mais vasta e variada, com novas lojas aderentes à iniciativa, incluindo novos espaços como o atelier de design e moda Kolovrat 79, o Conceito Nômada de Alexandra Moura, e o Espaço B, uma nova concept store no Príncipe Real, que será inaugurada hoje. Isto sem contar com todas as actividades nas diversas lojas, galerias e ateliers que estiveram presentes desde a primeira edição", adianta Filipa Marchaz, da galeria Bernardo Marques, onde estará patente a exposição de fotografia "New York City Studio 1984- -1992", de Marcus Leatherdale, com fotos de personalidades que se tornariam célebres como Madonna.

Workshops, lançamento de colecções com peças exclusivas, muita música e animação, a cargo dos artistas do Chapitô, marcarão os próximos dias no Príncipe Real e arredores, trazendo a arte e a cultura para as ruas, num bairro onde a tradição ainda está bem presente também.

http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1579258&seccao=Artes%20Pl%E1sticas