05 maio 2009

O BAIRRO VISTO DA BRASIL

Tour lisboeta

Lisboa é uma cidade que deixa as pessoas à vontade, testemunha a leitora Vanessa Mainardi na contracapa da edição de hoje. A página traz uma novidade: os relatos dos leitores da seção Eu Estive Lá se unem às fotos do Seu Olhar e formam, a partir de agora, um espaço único, reunindo mais informações sobre o mesmo destino.

A noite fervilha em Lisboa. O lugar é o Bairro Alto, o mais tradicional da cidade quando alguém pensa em agitação. Há séculos se tornou o lugar com maior concentração de bares e restaurantes. As ruas estreitas, às vezes muito estreitas, são pequenas para abrigar a multidão que as colore, principalmente nas noites de sexta-feira e sábado, quando andar por ali é exercitar a paciência e a admiração.No Bairro Alto, a frequência é de pessoas de todas as idades e estilos. Não é um reduto de fãs do fado ou unicamente de jovens chegados ao rock. Desde aquele bar calmo, com um piano fazendo música de fundo, até o mais agitado, tudo está presente, numa harmonia que parece irreal.
Durante o dia, o bairro é um local de comércio, principalmente de roupas, inclusive vestuário de segunda mão.Já a Baixa é considerado um lugar especial na vida da cidade. Centro privilegiado de comércio, é também um dos melhores passeios de Lisboa. Do Rio Tejo, seguindo pelo Terreiro do Paço até o Rossio e da Sé até o Chiado, é considerado pelos portugueses como a base da identidade de Lisboa. Foi um dos mais atingidos pelo grande terremoto de 1755 e reconstruído com orientação do Marquês de Pombal. A Rua Augusta é um de seus pontos mais famosos, por sua animação, e uma das principais vias da região, junto ao Elevador de Santa Justa, que conduz às ruínas do Carmo.
No vizinho Chiado, o comércio é forte, mas sobretudo a vida cultural é que está mais presente, com muitas livrarias e cafés, pontos que já foram frequentados pela intelectualidade portuguesa, artistas e escritores como Almada Negreiros, Eça de Queiroz e Fernando Pessoa. É lá que está um dos destaques da vida noturna de Lisboa, o tradicional café A Brasileira.Outro ponto alto da animação na cidade é a Zona Ribeirinha, com destaque para a Avenida 24 de Julho e a Zona de Santos. E também as Docas, em Alcântara e Santo Amaro. Desde que sua escolha não seja por restaurantes e ambientes sofisticados, a vida não é cara. Um jantar ou almoço pode sair por 15 euros (R$ 45). Uma cerveja estilo imperial (uma tulipa pequena) custa 2,5 euros. Refrigerantes e água mineral custam, em média, dois euros.



http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2498193.xml&template=3898.dwt&edition=12248&section=1038