14 abril 2009

EVOLUÇÃO:DE RESIDÊNCIAL A HOTEL “LOW COST”

Primeiro hotel "low-cost" da cidade abre em finais do mês


Lisboa, 10 Abr (Lusa) - Um ambiente "agradável, aconchegante, limpo" e com "iluminação perfeita" são os adjectivos que pretendem caracterizar o primeiro hotel "low-cost" no Bairro de Santa Catarina, em Lisboa, dirigido a jovens e turistas que voam em companhias de baixo custo.

Na Rua Dr. Luís de Almeida e Albuquerque, no número 6, e nas instalações da antiga Pensão Residencial Santa Catarina no Bairro Alto lisboeta, até ao final do mês vai ser inaugurado o primeiro hotel de baixo custo da capital.

Dirigido para um público jovem, para os frequentadores do Bairro Alto e da Bica, para os estrangeiros que voam em companhias de baixo custo"e para estudantes, a nova unidade hoteleira vai dispor de 72 camas, disse à Agência Lusa Torres Filho, presidente do grupo Evidência.

O grupo responsável pela reformulação da antiga pensão em hotel "low-cost" já beneficia da experiência que tem com um hotel do mesmo tipo no Porto.

"Fazemos um balanço positivo e este é um nicho de mercado que tem aumentado bastante, independentemente da crise, e relacionado com a juventude de hoje em dia que, através dos voos `low-cost`, consegue deslocar-se mais facilmente e para qualquer lugar", afirmou Torres Filho.

O grupo vai investir dois milhões de euros na Evidencia Santa Catarina Light Hotel e o empresário não deixa de criticar o excesso de burocracia existente em Portugal.

"A atribuição de uma licença de utilização da via pública demorou um mês", explicou, para que junto à pensão pudesse ser instalado um contentor de resíduos.

O lema do hotel é "faça a sua cama a partir de 27 euros", valor que "dá direito a um `kit`, com o qual o cliente passa a assumir o seu quarto, limpar a casa de banho e fazer a cama como lhe convém", refere o presidente do grupo.

"Há `kits` complementares, desde o uso da Internet ao pequeno-almoço, pagos à parte", explicou.

Com esta nova unidade hoteleira vão ser criados oito novos postos de trabalho, porque, como considera Torres Filho, "o que custa mais na hotelaria é a mão-de-obra a nível logístico" e como os serviços neste hotel estão limitados, "passa o serviço em si a ser absorvido pelo próprio cliente".

Para proporcionar uma estadia a partir de 27 euros, os custos têm de ser reduzidos.

"Como temos hotéis de outras linhas próximos, conseguimos trazer pessoal de lá e dividi-lo" e "temos também um sistema de lavandaria único dos hotéis, no qual se reduz todo o consumo", referiu.

Este novo hotel de baixo custo vai pertencer à gama "light" do grupo Evidência e tem abertura prevista para finais de Abril, altura onde vai haver "um surpresa na rua, desde a iluminação da fachada até a algumas acções para chamar o público".

Contactada pela Lusa, a Associação de Comerciantes do Bairro Alto vê a abertura desta unidade hoteleira de baixo custo como uma "mais valia" e sugere a recuperação de antigas pensões no Bairro Alto.

"Esta recuperação é essencial, porque cada vez mais há o turismo de fim-de-semana e as pessoas não podem gastar tanto dinheiro na hospedagem", disse Belino Costa, da associação.

Até ao final deste ano, o grupo Evidência, que considera Portugal um bom mercado para os hotéis de baixo custo, pretende abrir mais três unidades desta gama: uma em Coimbra e duas em Lisboa (no Bairro Alto e na Baixa).

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Primeiro-hotel-low-cost-da-cidade-abre-em-finais-do-mes.rtp&article=213122&visual=3&layout=10&tm=6